Este terça-feira dia 7 de abril, o Centro de Rastreios da Covid-19 começou a funcionar em Valença, nos espaços envolventes à Antiga Alfândega. O centro é uma iniciativa da ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho e da Câmara Municipal de Valença e tem uma capacidade para realizar até 30 testes por dia.


O Presidente da Câmara Municipal de Valença, Manuel Rodrigues Lopes referiu que,  “Este centro pretende dar uma resposta de proximidade a Valença e ao Vale do Minho na realização de testes diagnósticos, tão importantes nesta altura para estancar a proliferação desta pandemia”.


Os testes serão realizados apenas mediante a apresentação da  prescrição do médica do Serviço Nacional de Saúde (médico de família do Centro de Saúde local), sendo gratuito para o utente, ou através de requisição médica de instituição de saúde privada, que, nestes casos, terá custos para o utente, ou seja, não tem qualquer comparticipação do S.N.S.– Serviço Nacional de Saúde.


 Os doentes são agendados  mediante a receção de um SMS com a hora para comparecerem no centro. Em seguida o doente desloca-se ao centro seguindo as indicações dos técnicos de saúde.
 Depois, os resultados do teste, após análise, são enviados diretamente ao doente, ao médico e às autoridades de saúde pública.


 O Centro de Rastreios Covid de Valença tem o seguinte horário: terças e quintas-feira, das 9h às 13h e das 14h às 16h.

 339 total de visualizações,  2 total hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *