Inicia esta quinta dia 25 a vacinação contra a Covid-19 nos 10 Municípios do Distrito de Viana do Castelo

A ULSAM, EPE., na sequência do que tinha efetuado no processo de vacinação da gripe, um projeto de sucesso e exemplo nacional e de colaboração extraordinária das Juntas de Freguesia num período em que era necessário evitar a concentração de pessoas, melhorar a acessibilidade e a segurança, delineou um programa de vacinação contra a Covid-19, liderado pela Dra. Fátima Fonseca (Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULSAM) e pelo Dr. Rui Teixeira (representante dos municípios no conselho de administração) com o objetivo de possibilitar a vacinação nas várias fases de vacinação de uma forma segura cumprindo com as normas da DGS, com boa acessibilidade e numa estrutura da comunidade de dimensão adequada num exemplo claro de colaboração institucional entre a ULSAM, os municípios e as freguesias.

Tendo sido iniciado, na passada semana, o processo de vacinação contra a Covid-19 para os grupos prioritários de pessoas com 50 ou mais anos e co morbilidades e pessoas com 80 ou mais anos, em 2 centros comunitários do Distrito de Viana do Castelo (concretamente Viana do Castelo e Arcos de Valdevez), com a vacinação de cerca de 700 pessoas, está prevista, para esta semana, a vacinação nos 10 concelhos em simultâneo, no respetivo Centro de Vacinação, em 2 dias da semana (quinta-feira e sexta-feira), o que irá permitir, no distrito, a vacinação de mais 7000 pessoas destes grupos prioritários.

Cada Centro de Vacinação por concelho resultou de uma parceria entre a ULSAM e o respetivo Município, permitindo agilizar a implementação de estruturas de vacinação que garantam conforto e segurança na administração da vacina assim como a vigilância inicial face a potenciais situações de reação adversa/alérgica.

Neste sentido, durante os períodos de vacinação, estarão em permanência médicos ou enfermeiros da primeira linha de emergência para proporcionar suporte nestas situações, acompanhando as equipas de vacinação. Também as corporações de bombeiros dos vários concelhos se disponibilizaram para garantir todo o apoio necessário à população. Bem como os Municípios e Juntas de Freguesia no transporte quando necessário.

A ULSAM agradece aos Municípios, Juntas de Freguesia e Bombeiros todo o apoio e colaboração.

 475 total de visualizações,  4 total hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *