O ranking nacional do Índice de Presença na internet das Câmaras Municipais (IPIC), é liderado por Vila Nova de Cerveira (2019). Entre os vários critérios analisados e registados pelo indicador estão as melhores práticas (serviços e informação) disponíveis dos 308 municípios portugueses.

O Autarca Fernando Nogueira realçou o reconhecimento da aposta realizada na prestação de um serviço público de excelência com transparência.

A sessão pública de apresentação dos resultados do IPIC 2019, foi organizada em conjunto entre a Universidade do Minho (UM), a Universidade das Nações Unidas (UNU) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), esta quarta-feira (4 de dezembro) na cidade de Guimarães. Esteve presente a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

O agraciamento com o 1º lugar no ranking globald o IPIC 2019 coube assim ao Município de Vila Nova de Cerveira, estando 308 municípios portugueses a concurso. Também arrecadou mais duas distinções em duas subcategorias: 1ª classificação a nível nacional nos “Conteúdos: Tipo e Atualização” e uma Menção Honrosa na vertente dos “Serviços Online” atribuída aos 10 finalistas nomeados para cada subcategoria.

O autarca cerveirense manifestou-se orgulhoso com mais um reconhecimento da prestação de um serviço público de excelência que tem sido trabalhado paulatinamente para assegurar a desmaterialização de processos, de privilegiar o serviço e a informação digital. “É uma honra sermos o 1º classificado a nível nacional, mas não sentimos responsabilidade acrescida, pois este é o nosso modus operandi desde o primeiro mandato, o de estar próximo das pessoas, de procurar resolver os seus problemas, de auscultar as opiniões e críticas. Este prémio é resultado do empenho dos nossos colaboradores e boa relação com a empresa parceira, em prol de uma atuação célere, evitando deslocações desnecessárias e tendo em atenção a vertente ambiental, reduzindo ao papel”, afirmou Fernando Nogueira.

Já em 2017 Vila Nova de Cerveira tinha sido eleito Município do Ano – Norte 2017 na categoria com menos de 20 000 habitantes no projeto “Agenda de Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño” e no ano de 2019 voltou a figurar a prestigiada lista de municípios portugueses nomeados ao “Concurso Municípios do Ano” – 2019, com o projeto ‘Olympics4All’, tendo recebido uma Menção Honrosa numa cerimónia realizada em novembro, em Arouca, categoria em que foi vencedor o Município de Melgaço.

Para o cálculo do IPIC são avaliados e classificados diretamente os 308 websites das câmaras municipais, visando os seguintes critérios: Conteúdos: tipo e atualização, Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, Serviços online e Participação.

O período de recolha e avaliação a que se reporta este estudo teve lugar entre os meses de novembro de 2018 e maio de 2019. Além da observação direta dos sítios web, a recolha de dados envolveu ainda o envio de mensagens de email para os serviços Municipais das Câmaras, bem como para os respetivos Presidente, Vice-presidente e primeiro Vereador da oposição dos 308 municípios.

O IPIC 2019 é realizado pela Universidade do Minho, nomeadamente pelo Gávea – Observatório da Sociedade da Informação /Departamento de Sistemas de Informação, e pela Universidade das Nações Unidas, sob o patrocínio da Agência para a Modernização Administrativa.

 243 total de visualizações,  2 total hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *