Com um investimento total de 270 mil euros, suportado na íntegra pelo orçamento municipal, a rede de fibra ótica instalada no concelho alcança uma taxa de cobertura de 98%. Isto torna uma realidade a autoestrada digital do futuro que chega assim a praticamente todas as habitações, empresas e comércios do concelho de Vila Nova de Cerveira.

Numa primeira fase, em 2016 e 2017, a Câmara Municipal avançou com a instalação de rede de fibra ótica nas áreas de acolhimento empresarial, num investimento de 106 mil euros, permitindo que todas as empresas instaladas nos Polos Industriais I e II ficassem conectadas em pontos de presença de todas as operadoras de telecomunicações, ficando com melhores condições ao nível das tecnologias de informação.

Não obstante, e para complementar o investimento executado, há alguns anos, nas freguesias da orla ribeirinha, o projeto de instalação da rede de fibra ótica foi alargado maioritariamente às freguesias do interior em respeito pelos princípios de universalidade e acessibilidade a infraestruturas essenciais. Concluído no final de 2020, o processo envolveu várias entidades, como Juntas de Freguesia e IPSS’s e um amplo levantamento das necessidades das populações, permitindo o acesso a uma rede neutra com disponibilidade para todas as operadoras, num investimento total de 165 mil euros suportado pela autarquia.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira sublinha “um investimento que não se vê fisicamente, mas que, digitalmente, as pessoas vão denotar grandes diferenças ao nível de eficiência e eficácia nas rotinas do dia a dia, pois as novas vias de comunicação são cada vez mais essenciais”. Fernando Nogueira afirma que “a expansão e operacionalização da rede de fibra ótica representa um passo fundamental para o desempenho e sucesso do setor empresarial e para o aumento da competitividade do território, oferecendo uma maior variedade no acesso a serviços de televisão, telefone e internet de última geração a todos os residentes”.

As maiores vantagens devem-se à maior capacidades de transmissão, ao nível de velocidade e de estabilidade na conexão, como ligações de internet a 1 GB melhorando a qualidade do dia a dia com as necessidades empresariais, respondendo igualmente ao que o teletrabalho hoje exige e também ao nível escolar.

 158 total de visualizações,  1 total hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *