Foi prolongado o controlo de fronteiras terrestres com a Espanha até às 24:00 do dia 8 de Junho.

A decisão foi tomada pelo governo espanhol e informada pelo primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez numa reunião com o presidente do governo da Extremadura.

Atualmente só é dado o acesso ao território nacional espanhol aos cidadãos espanhóis, aos residentes em Espanha, aos trabalhadores transfronteiriços e a todos os que provem a sua deslocação por motivos de força maior ou mesmo por necessidade.

Também os transportes de mercadorias podem realizar a passagem sem quaisquer impedimentos, assim como pessoal estrangeiro acreditado tais como membros de missões diplomáticas, postos consulares e organismos internacionais situados em Espanha, desde que as viagens estejam relacionadas com o desempenho das suas funções oficiais.

Para além destes controlos, a restrição aos viajantes que atravessam as fronteiras externas de Espanha nos portos e aeroportos entrou em vigor em 23 de março e continua em vigor.

Apenas os espanhóis e os residentes em Espanha, os residentes na UE ou nos Estados associados de Schengen a caminho do seu local de residência, os titulares de um visto de longa duração emitido por uma dessas entidades a caminho do seu local de residência estão autorizados a aceder a estas fronteiras externas.

Desde 23 de Março, está igualmente em vigor o encerramento temporário dos postos terrestres que autorizam normalmente a entrada e saída de Espanha através das cidades espanholas no norte de África de Ceuta e Melilla.

O Ministério do Interior espanhol esclarece que nenhuma das duas medidas de controlo nas fronteiras – controlo nas fronteiras terrestres e controlo portuário e aeroportuário – se aplica na fronteira terrestre com Andorra ou no posto de controlo de Gibraltar.

Tal não impede a possibilidade de efetuar controlos policiais nas suas imediações para verificar o cumprimento das disposições do decreto-real sobre o “estado de emergência” no que respeita à limitação dos movimentos.

 480 total de visualizações,  2 total hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *