Faleceu esta quinta-feira o benemérito cerveirense João Loureiro.
Em comunicado, o presidente do Município Fernando Nogueira, lamenta a morte deste benemérito, tendo sido com “profundo pesar” que recebeu a notícia da partida de um “homem de causas sociais de grande humanismo”.
Emigrado há décadas nos Estados Unidos da América, “nunca esqueceu as suas origens, mantendo uma preocupação constante com coletividades do seu torrão natal”.
Tido como “homem de causas sociais e de grande humanismo”, João Loureiro foi empresário de restauração em Newark durante mais de três décadas. Organizava anualmente um convívio de angariação de fundos para o Município de Vila Nova de Cerveira e que eram equitativamente distribuídos por entidades concelhias como os Bombeiros Voluntários, a Santa Casa da Misericórdia e IPSS’s, sempre com a intenção de proteger os mais carenciados, complementando com a entrega de muito e importante equipamento de apoio social.
Ao longo de mais de três décadas, João Loureiro, empresário da restauração em Newark, e o amigo Mó, organizavam anualmente um convívio de angariação de fundos para o Município de Vila Nova de Cerveira e que eram equitativamente distribuídos por entidades concelhias como os Bombeiros Voluntários, a Santa Casa da Misericórdia e IPSS’s, sempre com a intenção de proteger os mais carenciados, complementando com a entrega de muito e importante equipamento de apoio social.
Além de Cerveira e de Cerveirense, João Loureiro era orgulhosamente português e quando se deparava com portugueses que estavam a iniciar o seu percurso, sempre difícil, de emigrante, era o primeiro a estender a mão para resolver alguma burocracia pendente ou necessidades de cariz social.