Foi detido em monção um espanhol com idade de 52 anos, que já era procurado há muitos anos para cumprir uma pena de 30 anos de prisão. O cidadão teria realizado em Espanha diversos roubos à mão armada de agências bancárias, extorsão a empresários e homicídio e outros crimes, cometidos entre 1990 e 1997. Desde então, é classificado pela Polícia Nacional de Espanha como “terrorista anarquista”.

Identificado pelas autoridades espanholas como G.P.D.S., o cidadão é natural da Galiza e é procurado desde meados do ano passado, quando esteve escondido na Itália e era procurado pela Polizia di Stato, com ligações ao terrorismo anarquista F.AI./F.R.I nesse país.

Segundo informações da Polícia Nacional espanhola, teria escapado da prisão em 2004 e fugido de seguida para a Alemanha, tendo sido preso após uma troca de tiros, tendo posteriormente sido entregue a Espanha. Ainda segundo notícia avançada pelo JN, a entidade do indivíduo seria Gabriel Pombo da Silva e viveria na clandestinidade em Portugal há um ano e meio.

Mesmo em liberdade, continuou a realizar diversas conferências em todo o território espanhol sobre o movimento insurrecional anarquista e publicava também escritos e manifestos em sites do próprio movimento, mostrando-se como líder do mesmo.

O arguido foi ouvido no Tribunal da Relação de Guimarães e encontra-se em prisão preventiva a aguardar extradição.

Fonte imagem: JN (Facebook)

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *